Nos últimos anos tem se intensificado o nosso trabalho de ilustração de livros didáticos. O mercado é muito exigente, por isso é importante respeitar os parâmetros didáticos, compreender as diferentes faixas etárias e atender às exigências dos órgãos governamentais — além de cumprir prazos às vezes exíguos. Aqui vamos falar um pouco e mostrar alguns exemplos de ilustrações de abertura de capítulos em páginas duplas produzidos pelo estúdio Roberto Weigand.

Ilustrações de abertura em páginas duplas

Ilustrar aberturas de capítulos em páginas duplas é um desafio à parte, não só pela dimensão “física” e detalhamento necessário dos desenhos, mas porque é necessário, em adição, adequar o desenho, de forma que os principais elementos da ilustração não fiquem escondidos atrás da diagramação da página par, onde geralmente se localiza o título, subtítulo e vinhetas e linhas finas. O desenho também tem que ser pensado de forma que os principais elementos narrativos não sejam cortados pela dobra do livro. E também é importante que a deslocamento de elementos na cena não retire deles a importância gráfica narrativa, fazendo com que a idéia geral da ilustração perca seu impacto.

Ilustrador, um generalista

Não importa qual foi a formação artística do ilustrador, o fato é que para trabalhar com livros didáticos é necessário ter vivência, curiosidade e interesse pelo universo etário (infantil, juvenil). É necessário se colocar no lugar da criança ou do adolescente, imaginado suas dificuldades, sua capacidade de entendimento sobre o assunto abordado. Nesse sentido a orientação do editor é fundamental. Também nesse processo, é necessário o ilustrador ter, ou adquirir rapidamente, conhecimentos mínimos sobre o assunto abordado. Matemática, português, geografia, história, ciências… Para ilustrar assuntos tão diversos, às vezes é necessário fazer pesquisas sobre arquitetura, objetos, roupas de época, alimentação e etc.

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