Ilustração conceitual: a arte de não ilustrar o texto

Posted · Add Comment

Um trabalho que aparece frequentemente no Estúdio é o de ilustração conceitual para livros didáticos, artigos editoriais, relatórios anuais, ambientais e de sustentabilidade. Agências de publicidade e profissionais criativos de design recorrem à ilustração conceitual para acompanhar assuntos administrativos e empresariais com imagens bonitas e interessantes, fugindo das manjadas fotos de pessoas em meios corporativos ou de imagens da empresa e de sua infraestrutura.

A ilustração conceitual no Brasil é pouco explorada, mas é muito tradicional na Estados e Europa. Foi bastante comum nos tempos áureos da indústria editorial em revistas de informação como Time, Newsweek e até Playboy. Na publicidade eram publicadas páginas inteiras de anúncios de empresas com uma única ilustração conceitual e um texto curto. Ilustrações conceituais são bem aproveitadas na indústria de livros didáticos, capas de livros, revistas, posters, cartazes de teatro e filmes.

O que é ilustração conceitual?

A maior característica da ilustração conceitual (não confundir com concept art, ilustração de caracteres) é apresentação de uma idéia central que domina a imagem e remete, de forma abstrata, para o assunto proposto, porém sem abordá-lo diretamente. É a arte de não ilustrar o texto, pelo menos, não diretamente. Por exemplo, um barco navegando pode ilustrar um texto sobre os rumos da empresa. Pessoas trabalhando em grupo podem se referir ao espírito de equipe. Obviamente, é necessário além da imagem simples, um detalhe ou uma construção gráfica que a transforme em algo inusitado, capaz de chamar a atenção de quem vê.

Como criar

Não é bem verdade que nós não ilustramos o texto. Na verdade nós ilustramos os conceitos do texto. Mas trocamos os sujeitos da imagem por outros atores. Fazemos associações de palavras. Um texto que fala de resultados de uma empresa, por exemplo, pode sugerir a seguinte associação de idéias: resultado > prêmio > pódio. Ou resultado > valor > pérola. Ou resultado > dinheiro > pote de ouro, como em dois exemplos aqui. Associações de idéias são muito eficazes para buscar imagens de ilustrações conceituais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RoWe Estúdio

RoWe Estúdio

%d blogueiros gostam disto: